1 de abril de 2017

VIII Festival de Cultura Popular Zabé da Loca em Monteiro-PB

Homenagem da Prefeitura Municipal de Monteiro à Zabé da Loca. 
Nas noites dos dia 24 e 25 de março a cidade de Monteiro-PB sediou o VIII Festival de Arte Popular Zabé da Loca. Nesta edição o evento homenageou o monteirense Carlos Antônio Bezerra da Silva, o Totonho, da banda Totonho e os Cabra. Além dessa atração de peso nacional e internacional, o festival recebeu Sandra Belê, Maracagrande, Escurinho, Cabruêra, Dejinha de Monteiro, Pife Perfumado e outras atrações locais.

Totonho, homenageado do festival, vocalista da banda Totonho e os Cabra. Foto: Asley Ravel.
Escurinho. Foto: Asley Ravel.
Sandra Belê. Foto: Asley Ravel.
Na praça principal da cidade, a Praça João Pessoa, estava montado um cenário de reprodução da loca de Zabé, figura singular na cultura monteirense. A reprodução da loca trazia objetos que marcaram a vida de Zabé, hoje com 97 anos, e elementos que remetiam a edições anteriores do festival.
Reprodução artística da loca de Zabé.
Elementos que remetiam à vida de Zabé na loca.
Na  Rua José Galdino da Silva, principal da cidade, estava montado o palco que recebeu as atrações de todo o festival. A população de Monteiro compareceu em peso para prestigiar o festival e curtir boa música.
Também na praça estavam expostos peças de artesãos da cidade, ação que faz parte do projeto Arena Cultural, que visa fomentar a cultura e o artesanato local, mostrando o que a cidade de Monteiro tem de melhor. Era possível apreciar peças de renda renascença, objetos em feltro, crochê e madeira. Para mim a participação na feira foi muito importante pois o Ateliê Artesanía Bijuterias, gerido por mim, estabeleceu uma parceria com a Marcenaria Criativa Érley Ventura, produzindo peças exclusivas com uma marca da personalidade nordestina. Entre as peças produzidas em parceria estavam os suporte para celular, o pendurador de chave e as tábuas de carne personalizadas com a técnica de pirografia. As peças foram um sucesso na feira e conseguimos agradar todos os clientes que as compraram.
Peças da parceria.
Parceiros: Dalila Gomes e Érley Ventura. 
A primeira experiência de parceria rendeu muitos elogios e reconhecimento da população monteirense em relação ao nosso trabalho. Tenho certeza de que será a primeira de muitas. Se você quer conhecer mais o trabalho da Marcenaria Criativa Érley Ventura, acesse a página no Facebook. Para compras as peças, acesse a loja virtual.