5 de abril de 2017

Casamento D&E: criando Convite no Canva

Vou casar, meu povo! Essa é uma notícia nova para mim e para a maioria das pessoas que me conhecem, mas um dia essa novidade tinha que ser contada. Em Monteiro conheci a tampa da minha panela, Érley Ventura, e decidimos nos casar em breve.
Muito amor em Olinda-PE.
Mas como todo a casamento que se preze, antes vem o noivado. Resolvemos noivar em maio, o tradicional mês das noivas, e na véspera do Dia das Mães, período também em que minha mãe completa 30 anos de casada com meu pai [que chique!]. Como estamos morando na Paraíba e vou noivar na Bahia, o convite tinha que ser virtual para ser distribuído com meus amigos e familiares baianos. Para criá-lo escolhi o site Canva e conto tudo aqui!
1. Fiz o login na minha conta no site do Canva, pois já tinha me registrado faz um tempo. Lembrando que o registro é totalmente gratuito e rapidinho de fazer.
Tela de início do site depois do login. Esse cartaz de "15 ideias..." eu tinha feito da primeira vez como um teste.
2. Estava buscando um modelo para convite e, quando cliquei em "mais +", um mundo se abriu. Meu Deus, nunca tinha visto tantos modelos antes! Eles tem modelos para post de redes sociais (Twitter, Facebook, Pinterest...), para documentos (currículo, papel timbrado, revista...), material de marketing (cartaz, cardápio, cartão de visita), eventos (cartão postal, convite de casamento, etiqueta...), etc. São mais de 100 modelos à disposição. Escolhi o modelo "convite de casamento", pois achei que o tamanho e as informações contidas atenderiam minha necessidade.
Alguns dos modelos disponíveis no Canva.
3. Ao clicar no modelo, ele carregou em outra aba layouts prontos do lado esquerdo e uma página em branco do lado direito. Percebi que nem todos os layouts são gratuitos, mas há uma grande variedade de opções free. Passei uns 15 minutos só babando, pois há muitos free que são lindos! Mais para quem não gostou de nenhum layout pré definido [coisa que eu acho difícil], mais para o final, ele também dá uma opção de layouts para você criar o seu de modo mais personalizado.
Gente, é tanto modelo que você nem sabe o que escolher!
Opções de layout livre do Canva.
4. Preferi escolher a opção pré-pronta e só editei com minhas informações. O processo de edição é muito fácil e intuitivo. O Canva tem as mesmas ferramentas de editores populares e está totalmente em português, assim você não vai precisar quebrar a cabeça pra entender o que pode fazer.

5. No meu convite consegui inserir também uma imagem que havia escolhido, um fundo [há muitos gratuitos e outros pagos] e ainda os elementos como imagens, gráficos, fotos... uma infinidade de opções. É interessante explorar o menu do lado esquerdo da tela para descobrir todas as opções que o site oferece.
Dá só uma olhada nas opções que tem do lado esquerdo da tela!
6. O Canva oferece a possibilidade de visualizar a produção em tela inteira e dar zoom na tela de edição, para ver melhor os detalhes. Durante a edição o próprio site faz o salvamento automático e te dá a opção de fazer uma cópia e baixar nos formatos JPEG, PNG e PDF normal e para impressão em alta qualidade [amei isso!]. Achei também incrível que o site tem memória, assim você pode criar sua produção, sair do site e acessá-la posteriormente para fazer edições futuras. Além disso, as opções de compartilhamento pelo Facebook, Twitter e e-mail estão ativas.
Depois do salvamento, a arte fica disponível dentro de sua área de usuário e permite que você a edite quando quiser.

E esse foi meu convite digital de noivado!
Conclusão: amei, amei e amei o Canva! Já decidi que vou usá-lo para elaborar todos os cartazes e documentos de meu casamento! Super recomendo o uso do site e já virei fã!