9 de março de 2015

Festa Anos 80: looks para Girls e Boys

Meninas e Meninos! Hoje o assunto também é pra eles! Festa é sempre bom e, principalmente, quando é temática, né? Faz tempo que não participo de uma dessas, mas este mês chegou a hora! Uma grande amiga vai fazer aniversário e escolheu o extravagante anos 80 pra comemorar suas primaveras. Os amigos então, me deram a missão de sugerir looks eu preparei esse post especialmente pra eles e para vocês. O post é longo, mas vale a pena acompanhar até o final. Vamos entrar no túnel do tempo?
Um pouco de história: como foram os anos 80?
Anos 80: introdução.
Foi a época do completo exagero! Tudo era usado para destacar, por isso as roupas e acessórios eram muito coloridos, chamativos, com brilhos e detalhes. A década de 80 reflete um período alegre, esportivo, versátil, divertido, ousado, sensual e sofisticado. Lembram dos ícones da época? Tenho certeza que, na hora formou a ideia na cabeça de Xuxa, Viúva Porcina, Menudo e Madonna. Tem mais:
Os ícones masculinos [da esq. para dir.] Boy George, Prince e Michael Jackson.
Os ícones femininos [da esq. para dir.] Cindy Lauper, Madonna, Xuxa.
E depois de ver algumas das maiores referências que fizeram bonito na época, você pergunta: "mas como vou achar essas roupas?" Em seu guarda roupas! Vamos às adaptações?
Para meninas: salto alto, laços e muita cor!
Modelos revivem os anos 80: estampas marcam presença.
Roupas: como a época foi marcada pelo exagero vale arriscar na estamparia [veja essas aí em cima]. Agregar peças de cores parecidas e uni-las com paetês ou couro sintético é uma boa. Valem macacões ou vestidos largos e fluidos, casaquetos cropped com mangas 3/4 ou sem mangas [tipo colete], mangas bufante [bem largas] ou com ombreiras [principalmente nos casacos de manga longa] leggins coloridas, peças com muito brilho e estampas diversas.
Ensaio de Xuxa e Luiza Brunet feito para Revista Caras em 2012.
Não esqueça que a época foi marcada pela sensualidade, então decotes, ombros, costas ou penas de fora não podem faltar. Entram em cena também as saias e calças justas de cintura alta [pra esconder o umbigo] com top cropped também justos [Katy Perry logo abaixo] ou com blusas formais de manga longa, mas amarradinhas na ponta, mostrando um pouquinho da barriga [como Xuxa e Luiza acima]. Vestidos justos com fendas e decotes caem super bem e conservam a feminilidade.
Acessórios: tenho certeza de que a meia de lurex e a Melissa Aranha foram os primeiros pensamentos quando se fala da época. Pois bem, essa combinação é a cara da década: sandália + meia soquete e, pode ser descombinando, bem colorida. Junto com essa composição, muitas mulheres também usavam uma meia calça fio 40 ou uma legging lisa para cobrir as pernas e fazer o contrate com os acessórios dos pés. Os saltos altos foram muito usados; prefira sandálias com tiras ou meia pata, sempre com meia soquete, ok? Se tive polainas, coloca no lugar da meia. Vai ser bem a cara da época!
Acessórios que compuseram os looks da época: quem não lembra do pompom frufru, da meia de lurex e da Melissa Aranha?
Os cintos largos com fivelas também largas aparecem junto com saias ou calças de cintura alta [veja Xuxa acima, no Show da Xuxa ou Katy Perry abaixo]. Mas, se não tiver um cinto assim, um lenço retangular ou faixa larga podem substituí-lo sem prejuízo. Amarre-o exatamente na cintura, para deixá-la bem marcada [veja a modelo ao lado de Perry e a modelo mais acima, à esquerda].
Bijus: está liberado praticamente tudo, pois o exagero fala mais alto, mas não precisa misturar tudo só pra ter o excesso. Na hora de escolher combine as peças que sejam de materiais semelhantes, como miçanga + miçanga [independente do tamanho], e não miçanga + madeira, por exemplo. Dê preferência a colares longos e/ou de tamanhos diferentes e combine muitos, optando por materiais menos sofisticas [deixe de lado ouro e prata e prefira miçangas, tecido, crochê ou bolas plásticas; veja Cindy Lauper acima]. O pompom tipo frufru pode funcionar perfeitamente como pulseira [veja imagem acima] ou as pulseiras de acrílico postas juntas em um braço ou até nos dois [veja Perry abaixo e Xuxa e Luiza acima]. Os brincos devem ser plásticos ou feitos com materiais artesanais [crochê, tecido], bem grandes e coloridos.
Modelo dos anos 80 e Katy Perry no hit Last Friday Night
Make e cabelo: a maquiagem da época era bem marcante [veja Lauper e Perry], então vamos separar delineadores, muito lápis [pode até ser colorido], sombras poderosas e um batom bem intenso, principalmente se for vermelho ou rosa. O brilho está valendo, então compra glitter e arrasa! Os cabelos eram usados em sua forma natural, então se der, deixa a escova de lado no dia da festa. Se preferir chamar mais atenção, vale uma peruca colorida [olha só o cabelo de Lauper] ou apliques de cabelo coloridos. Os penteados também valem, mas escolha um bem chamativo e extravagante pra fazer bonito.
Para meninos: make, acessórios e roupas justas!
Duran Duran
Roupas: que tal as jaquetas de couro a la Michel Jackson? [veja-o acima na segunda foto]. Calças de couro sintético semi folgadas, calças de cintura alta [bem na altura do umbigo] jaquetas jeans bem grandes combinadas com camisas tipo machão bem justas [olha o Cazuza e o modelo abaixo], coletes jeans ou de couro e macacões inteiros [como Duran Duran acima] podem ser ótima opções. Ah, as roupas coloridas/estampadas [como calças, blusas e jaquetas] e justas também fizeram da moda da época [veja os garotos do Menudo abaixo].
Modelo anos 80.
Grupo Menudo.
Acessórios: os óculos dos modelo wayfarer e aviador foram muito usados, mas outros também marcaram presença, principalmente se tinham lente transparente e colorida [esses são melhores para serem usados à noite]. Pra ser diferente, que tal uma luva branca como o Michel Jackson? Também pode ser ótimo, principalmente quando vão combinadas com jaquetas de couro sintético. Bandanas e faixas foram bastante exploradas [U2 e Cazuza abaixo].
Modelo aviador [esq.] e wayfarer [dir.], ambos Ray Ban.
Banda U2.
Caso opte por uma roupa mais formal, use uma gravata colorida que fica um charme [veja o Menudo acima], mas tente encontrar uma que seja mais fina do que a convencional. O cinto pode ser um bom aliado, seja liso, clássico [modelo acima] ou com tachas [como Cazuza abaixo]. Nos pés o mocassim fazia muito sucesso, principalmente pelo conforto, ou os sapatos oxford bicolor [quem não lembra dos pés de Michel Jackson dançando?]. Se usar um dos dois, não esqueça de dobrar a barra da calça pra deixá-lo bem à mostra.
Mocassim
Bijus: os homens não investiam pesado nesses acessórios, apenas os muito extravagantes com Boy George [segunda foto acima]. Mas, se quiser usar acessórios como este, experimente colares com cordões ou couro [esqueça ouro e prata] e pulseiras de couro ou com tachas. Pode combinar esses dois tipos de materiais e usar em um ou nos dois braços, sem medo de ser exagerado. Os anéis largos [tipo aliança] e com pedras solitárias podem ser usados também.
Cazuza.
Make e cabelo: make pra meninos? Sim, nós anos 80 pode! O lápis de olho e o rímel eram os mais usados, mas o batom e o pó compacto também entravam na lista [veja o Boy George e o Prince lá no início]. Bem, mas se não quiser colocar está liberado! O cabelo é bem descomplicado, bagunçado. Deixe-o bem à vontade pra fazer charme no dia da festa,
Pra fechar...
Extraído do Almanaque Folha - Anos 80. De olho nas sugestões e referências.
Bem, espero que tenha conseguido ajudar!